sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

CAMINHOS DA ECOLOGIA

As atividades são desenvolvidas dentro da APA – Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, região privilegiada por uma grande diversidade de ecossistemas e belas paisagens.


COMPROMISSO COM A NATUREZA

A preservação das áreas naturais onde acontecem os passeios de Observação não Letal de Baleias é de fundamental importância para a qualidade de vida do ser humano. Nosso compromisso é trabalhar dentro dos princípios de conduta consciente em ambientes naturais.

INFORMAÇÕES

  • Todas as trilhas possuem duração de 2hs e grau de dificuldade leve.
  • Os passeios incluem traslado de ida e volta, guias especializados em ecoturismo.
  • Levar roupa informal (calça larga, bermuda, camiseta, agasalho, sandália tipo papete ou tênis).
  • Levar máquina fotográfica, filmes, pilhas e baterias.
  • Saídas garantidas com o mínimo de 03 PAX e o máximo de 12 PAX.
  • Programação sujeita a alterações de acordo com as condições climáticas.

TRILHAS EM IMBITUBA – BERÇÁRIO DAS BALEIAS



TRILHA VERMELHA - A partir da praia do Rosa, percorrendo o promontório rochoso do Rosa Norte, chega-se na bucólica praia Vermelha





TRILHA DO REI – Caminho dos índios, usado pelos jesuítas e percorrido pelo Imperador D. Pedro, durante a visita ao Sul do Brasil. Partindo do alto do Morro Rosa, passando pelo Túnel de Árvores, chega-se à praia do Luz e em seguida na Barra de Ibiraquera.





TRILHA DO LUZ – Caminhada a partir do Canal da Barra de Ibiraquera, passando pela ilha do Batuta, inicia-se uma subida no promontório do Luz, com parada no mirante da baleia. O percurso reserva uma agradável surpresa da exuberante Baía do Rosa.





TRILHA D’AGUA – Inicia-se pela praia do Porto, passa-se pelo Farol Catalão, parada na praia D’água, continuando a caminhada, chega-se na romântica Prainha da Ribanceira.







TRILHA SANTANA - A partir do Canto da Vila, percorre-se o costão com vegetação endêmica e visual das Ilhas Santanas, passa-se pelo Ponto de Cruz; Túnel de Árvores e Toca do Pirata, chegando ao Rochedo do Farol. Retorna-se pela Ossada da Baleia , com panorâmica da Baía de Imbituba com seu Porto particular.





TRILHA DO SURF – Saída de Itapirubá Sul, subindo o promontório da Caixa D’água com parada no Mirador das Pedras, panorâmica das ilhas Araras e Itacami. Continuando a trilha até as Furnas da Ponta de Itapirubá




O Ecoturismo é uma atividade que busca valorizar as premissas ambientais, sociais, culturais e econômicas conhecidas de todos nós, e inclui a interpretação ambiental como um fator importante durante a experiência turística.

Essas modalidades de turismo são obrigadas por lei a terem um caráter eminentemente educativo à atividade e manter registro atualizado no IBAMA.
É praticado com respeito às normas legais, trazendo beneficios diretos às comunidades que auxiliam na proteção das baleias







Whale Watching

O Turismo de Observação de Baleias, é uma das atividades econômicas sustentáveis que vem crescendo no mundo inteiro, e em Santa Catarina (Imbituba), é uma alternativa de uso não-letal das baleias.
Na APA da Baleia Franca, essas modalidades de turismo são obrigadas por lei a terem um caráter eminentemente educativo à atividade e manter registro atualizado no IBAMA.
É praticado com respeito às normas legais, trazendo beneficios diretos às comunidades que auxiliam na proteção das baleias
Divulgar o Whale Watching contribui para a conservação da espécie e educação do público.

Salvem as Baleias! Elas são o simbolo de renovação da VIDA

Texto extraído do Guia do Visitante ( PBF) , e adaptado pela AGTA.





RESERVAS E INFORMAÇÕES
AGTA – Associação dos Guias de Turismo de APA da Baleia Franca
Reservas
Fone: 48 9977-6352 ou 9948-2224
jcvtur@hotmail.com
roteiro.sul@hotmail.com
cetaceotur@gmail.com


3 comentários:

  1. Caro amigo, que imagens maravilhosas. Santa Catarina é abençoada por Deus nos oferecendo tanta beleza. Em breve pretendemos agendar contato. Abraços, Cristiano Almeida.SP

    ResponderExcluir
  2. UM TRABALHO MAGNIFICO,PARA AMANTE DA NATUREZA,A NATUREZA E A VIDA DO AMANTE!!!

    ResponderExcluir