quarta-feira, 13 de maio de 2009

BALEIA FRANCA EM IMBITUBA - VIVA ESSA EMOÇÃO


Clique para ampliar as imagens e ver nossos endereços




As Baleias Franca migram para o Brasil, geralmente fêmeas , mas há também a presença de machos que formam grupos de acasalamento.
As fêmeas podem atingir até 18 metros de comprimento e pesar 60 toneladas.
As baleias permanecem no Brasil de julho a novembro e os filhotes nascem com 5 ou 6 metros de comprimento pesando entre 4 e 5 toneladas.

O filhote pode ganhar 50 quilos/dia nas primeiras semanas de vida, graças ao leite da mãe, rico em gordura.
As fêmeas têm filhotes a cada três anos em média.
Estima-se que a gestação seja de 12 meses.
O corpo é negro e arredondado, sem nadadeira dorsal, e a cabeça ocupa quase 1/4 do comprimento total. O ventre apresenta manchas irregulares.
A mais marcante característica morfológica da espécie são as "verrugas", no alto e nas laterais da cabeça, e funcionam como impressão digital. Com base nessa característica, 150 baleias diferentes foram identificadas pelo Projeto Baleia Franca nos mares de Santa Catarina nos últimos cinco anos.
Ela é a única espécie de baleia que tem o borrifo em forma de V. A maioria chama o borrifo de esguicho, mas não é água, e sim ar quente expelido pelos pulmões.
 Os mergulhos mais demorados observados na espécie duram 20 minutos.
As velocidades de deslocamento variam entre cinco e 12 km/h.
O QUE VEMOS...




VIVA ESSA EMOÇÃO



A AGTA – Associação de Guias de Turismo da APA – Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca tem como objetivo receber e acompanhar turistas, ordenar as atividades dos guias, através de planejamento e promoções de roteiros turísticos. Seu corpo de associados é formado por guias credenciados, habilitados e capacitados para o setor. Iniciou suas atividades em 1999 executando city tour e trilhas ecológicas. O operativo de baleias e golfinhos surgiu em 2004, durante o PRESTO – Programa de Turismo Organizado, desenvolvido pelo SEBRAE em Imbituba/SC. O apoio logístico da PMI – Prefeitura Municipal de Imbituba e as facilidades operacionais proporcionadas pela CIA Docas, alcançou infra-estrutura básica, essencial para este tipo de atividade turística. A AGTA coloca-se a disposição para execução de serviços com qualidade e reconhecimento à sua empresa.


DE CARA COM AS BALEIAS


O ESPETÁCULO AQUÁTICO
Começa com o manifesto de embarque, palestras sobre o ecossistema, procedimentos de bordo, equipamentos de segurança e embarque na praia do Porto, em Imbituba. A embarcação é constantemente informada, através de apoio em terra, da localização dos animais, ao encontrar com uma ou várias baleias, o motor é desligado e dessa posição observam-se as baleias e se espera que elas se acerquem. Algumas nadam por baixo da embarcação, deixando os passageiros sem fôlego, mas não tem com o que se preocupar, pois jamais causam danos. Os momentos mais espetaculares são quando as baleias saltam fora da água e voltam a cair com suas dezenas de toneladas ao mar, gerando uma espécie de explosão e uma onda. A partir de junho começam chegar as primeiras baleias a Imbituba para procriação e já em julho há dezenas delas. A melhor época é durante setembro e outubro, quando a população de baleias aumenta, os filhotes já nasceram, e o clima da zona é melhor. O passeio em serviço regular é compartilhado com outros passageiros e tem saidas em horários determinados, o transporte ao local de embarque é por conta e risco dos passageiros. O passeio em serviço privativo é exclusivo para o passageiro que o contrata. Os horários são definidos pelos próprios passageiros, de acordo com suas necessidades, dependendo da localização, e tempo de percurso, poderemos disponibilizar transporte, com pré agendamento.


Contato e informações:
Julio Cesar Vicente-AGTA
fones: 48 9977 6352 e 48 9948 2224
email: jcvtur@hotmail.com
email: roteiro.sul@hotmail.com




3 comentários: