terça-feira, 24 de janeiro de 2012

APA DA BALEIA FRANCA



“Imbituba lidera o turismo de observação de baleias francas no Brasil, uma atividade próspera que exige rígido controle para não afetar o habitat das baleias"
Para observar a carismática baleia franca austral (Eubalaena australis), o local mais visitado é Imbituba, em Santa Catarina, um local de beleza exuberante. De julho a novembro, elas chegam a essa área para acasalar, parir e amamentar seus filhotes. Em 05 de Julho de 2010 Imbituba foi declarada Capital Nacional da Baleia Franca, conforme decreto LEI Nº 12.282Decreto LEI Nº12.282

Estes animais, com cerca de 18 metros, que podem chegar a 60 toneladas, tem apenas uma cria a cada dois ou três anos, e os momentos de namoro, reprodução e nascimento dos filhotes são quase sagrados. Os mamíferos podem ser observados da praia ou em mar aberto, em embarcações cuja operação está regulamentada por legislação ambiental federal (ICMBio/APA da Baleia Franca)


APA DA BALEIA FRANCA


Image and video hosting by TinyPic

Conforme diz a lei Federal 9.985, de 18 de julho de 2000 e que regula as áreas naturais protegidas no Brasil, “Área de Proteção Ambiental é uma área em geral extensa, com um certo grau de ocupação humana, dotada de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais, especialmente importantes para a qualidade e o bem-estar das populações humanas, e tem como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.”(Artigo 15 da Lei 9.985)(entenda melhor o que é uma APA)





OBSERVAÇÃO DE BALEIAS
WHALE WATCHING

A atividade, no Brasil começou em 1998 e Imbituba foi pioneira, o turismo de observação no mundo cresce ao ritmo de 11,3% ao ano, três vezes mais do que o turismo internacional. Os observadores de cetáceos chegarão a mais de 1,4 milhões em 18 países da região em 2010, e Imbituba é o lugar mais visitado no sul do Brasil.

Image and video hosting by TinyPic


Image and video hosting by TinyPic

Graças aos esforços de ambientalistas, o numero de indivíduos que vem para a APA da baleia franca cresce constantemente. A antiga estação baleeira na Praia do Porto, Imbituba, foi convertida em Museu da Baleia, único no genero na America Latina.

O monitoramento fica a cargo do Projeto Baleia Franca, que recomenda esperar para conseguir o avistamento dos animais, e não persegui-los caso se mostrem renitentes. O projeto Baleia Franca, uma organização não-governamental dedicada ao estudo e preservação das baleias francas, desde 1982, mantém mapa atualizado de avistamentos registrados durante a temporada.
Saiba mais em www.baleiafranca.org.b- mapa do site


AVISTAGEM DE BALEIAS EM IMBITUBA

Image and video hosting by TinyPic



Baleias e Golfinhos
AGTA- Associação de Guias da APA
Julio Cesar Vicente
Email: jcvtur@hotmail.com
Fone:(48) 9977-6352 - 9948-2224
Reservas: roteiro.sul@hotmail.com


Image and video hosting by TinyPic

Nenhum comentário:

Postar um comentário